Campeonato Paulista: artilheiros – confira os dados

Confira todos os dados relacionados a artilharia do Campeonato Paulista na história

Foto: Futebol Stats

O Campeonato Paulista é uma competição recheada de histórias, já que é disputado desde 1902. Entre todas as disputadas, uma é bem acirrada, a de artilheiros, com craques e também alguns mais “desconhecidos” ao longo dos anos.

Preparamos um material completo para vocês sobre o tema, confiram!

Equipes com mais artilheiros

Ao todo, o clube com mais artilheiros marcados na história do Campeonato Paulista é o Santos, que contou com o goleador da competição em 24 vezes. Em segundo lugar, aparece o Corinthians, que teve o goleador em 20 ocasiões, e o São Paulo, em 19. Na quarta posição vem o Palmeiras com 13, contabilizando desde o Palestra Itália.

Mais gols em uma edição

Resultado de imagem para Pele pelo Santos
Foto: Santos FC

Não poderia ser diferente. O ranking top3 de goleadores com mais gols em uma única edição tem o rei, Edson Arantes do Nascimento, Pelé, nas três posições. Com a camisa do Santos, o jogador anotou incríveis 58 gols em 1958, ano em que o Peixe foi campeão com incríveis 143 gols em 38 jogos.

Na segunda posição, mais uma vez Pelé, em 1965 com 49, e em terceiro, ele novamente, com 47 gols anotados em 1961.

Maior sequência de um jogador como artilheiro do Paulistão

Pelé possuí a maior sequência de um jogador como artilheiro do Campeonato Paulista. Entre 1957 e 1965, o rei foi o goleador do Estadual em 9 anos seguidos.

Quem foi artilheiro mais vezes do Campeonato Paulista?

A resposta é fácil, o rei Pelé. Além da incrível sequência de 9 anos consecutivos, ele também foi o máximo goleador em 1969 e 1973.

O primeiro artilheiro

Resultado de imagem para Charles Muller 1902
Foto: Trivela

O primeiro artilheiro da competição foi Charles Miller, do São Paulo Athetic com 10 gols. A equipe ficou com o título do Paulistão na primeira edição.

O último artilheiro

Na última edição do Campeonato Paulista, em 2019, quatro jogadores dividiram a artilharia com sete gols anotados, sendo: Jean Mota (Santos), Ytalo (RB Brasil), Diego Cardoso (Guarani) e Rafael Costa (Botafogo).