Corinthians: confira algumas curiosidades do Timão

Veja algumas curiosidades sobre o Corinthians e a sua história

A fundação do Sport Club Corinthians Paulista aconteceu no dia 1º de setembro de 1910, no bairro Bom Retiro, em São Paulo.

O nome da equipe foi inspirado em um clube inglês, o Corinthians FC. Na reunião, foi sugerido o nome de Santos Dumont Futebol Clube e também de Carlos Gomes.

O primeiro gol do Corinthians foi anotado por Luigi Salvatore Fabbi, um italiano, no dia 15 de setembro de 1910, também marcado como a primeira partida da equipe, contra o Estrela Polar. O resultado? 2 a 0 Timão!

A primeira partida internacional do Corinthians foi em 1914, contra o Torino, onde o Timão acabou perdendo por 3 a 0.

O maior artilheiro do Corinthians em uma única partida foi o atacante Zuza, que em 1933 anotou 6 gols na vitória da equipe por 10 a 1 contra o Sírio, em duelo válido pelo Campeonato Paulista daquele ano.

Também em 1933 foi anotado o gol mais rápido de um jogador defendendo a camisa do Timão. No duelo diante do XV de Piracicaba, Paulo balançou as redes com 12 segundos.

E falando em gols, quem mais marcou pelo Corinthians foi Cláudio com 306, Baltazar com 267 e Teleco com 254 gols.

Quem mais entrou em campo com a camisa do Timão foi Wladimir, sendo 803 partidas.

Resultado de imagem para Wladimir Corinthians
Wladimir, jogador que mais atuou com a camisa do Timão

O hino do SC Corinthians Paulista foi composto pelo radialista Lauro d’Ávila, na década de 1950.

O Mosqueteiro, mascote do Corinthians, surgiu após um duelo contra o Barracas, clube argentino. Na época, o jornal “A Gazeta Esportiva” disse que os atletas do Timão eram muito aguerridos, igual “Os Três Mosqueteiros”.

O “Timão” surgiu em 1966. Em plena crise, já que a equipe não ganhou o Paulistão de 1955 a 1977, a diretoria Corintiana montou um super elenco, levando o nome de “Timão” na imprensa, se referindo aos jogadores contratados.

O Corinthians é o maior campeão paulista. Foram 30 títulos até o momento.

O Timão também teve uma curiosa história na época da democracia. Saiba mais abaixo:

A Democracia Corinthiana – entenda como foi essa história