Corinthians x São Paulo: números do Majestoso

Clássico Majestoso, que envolve Corinthians x São Paulo, é um dos mais famosos do Brasil

Corinthians x São Paulo

Corinthians x São Paulo ou São Paulo x Corinthians é o famoso clássico Majestoso, que envolve duas das principais equipes do país. O apelido veio após Tommaso Mazzoni, jornalista da “A Gazeta Esportiva” apelidar assim o duelo.

Ao todo, foram 344 Majestosos disputados, com 130 vitórias para o Corinthians e 105 para o São Paulo, além de 109 empates. O Timão balançou as redes 495 vezes, já o Tricolor 465.

Primeiro jogo

O primeiro duelo entre as equipes foi no Campeonato Paulista de 1930, onde colocou frente a frente o atual bicampeão, o Corinthians, com o São Paulo que era recém-fundado. O placar foi 2 a 1 para o Timão.

Maior goleada

As maiores goleadas entre Corinthians x São Paulo tem o mesmo placar: 6 a 1. Em 1933, o Tricolor levou a melhor, no dia 10 de setembro. Já o Timão foi mais recente, no dia 22 de novembro de 2015.

Resultado de imagem para Corinthians x São Paulo 1950
Corinthians x São Paulo: um clássico de muita rivalidade

Maiores artilheiros

O maior artilheiro em confrontos entre os clubes são os corintianos Teleco (24 gols) Baltazar e Cláudio (17 gols). Do lado são-paulino, Serginho Chulapa é quem aparece na ponta com 15 gols anotados nesse clássico.

Maior público

A vitória do São Paulo sobre o Corinthians por 3 a 2, no dia 5 de dezembro de 1982, no Estádio do Morumbi, foi o duelo com mais pessoas presentes nas arquibancadas. Foram 119 858 torcedores acompanhando o Majestoso.

Na Arena Corinthians, novo Estádio do Timão, o maior público foi no dia 21 de abril de 2019, quando o time mandante venceu o São Paulo por 2 a 1 e ficou com o título do Campeonato Paulista. 46.881 pessoas estavam presentes na ocasião.

O último clássico

E foi justamente a decisão paulista o último duelo entre Corinthians x São Paulo. Pelo jogo de ida, 0 a 0 no Estádio do Morumbi. Na volta, o 2 a 1 para o Timão garantiu o 30º título estadual da equipe.

Curiosidade

De 1970 até 2009 o Majestoso sempre era disputado no Morumbi, não importava quem era o mandante. Mas após esse ano, uma briga entre as diretorias colocou um fim nessa boa relação, e então o Pacaembu passou a ser utilizado até a construção da Arena Corinthians.

Veja também

Corinthians: confira algumas curiosidades do Timão

São Paulo: confira algumas curiosidades do Tricolor Paulista