Ituano: relembre os dois títulos do Campeonato Paulista da equipe

Com duas conquistas do Campeonato Paulista, Ituano está marcado na história da competição

Foto: Lance

Localizado na cidade de Itu, interior do estado de São Paulo, o Ituano Futebol Clube foi fundado em 24 de maior de 1947, e tem como grande feito duas conquistas de Campeonatos Paulista. Relembre abaixo cada uma dessas conquistas do Ituano.

O primeiro título: Ituano é campeão Paulista em 2002

O ano de 2002 foi marcado pela não participação dos clubes considerados “grandes”. Foram 12 equipes brigando pelo título, sendo o Ituano, América, Botafogo, Inter de Limeira, Juventus, Matonense, Mogi Mirim, Portuguesa Santista, Rio Branco, Santo André, União Barbarense e o União São João.

Ficou definido que a competição ia ser disputada em pontos corridos, com todos os clubes se enfrentando em turno e returno, totalizando 22 rodadas. Ao final da disputa, o Ituano ficou com a primeira posição com 40 pontos, sendo 11 vitórias, 7 empates e apenas 4 derrotas. Dessa forma, o Galo conquistou o seu primeiro título do Campeonato Paulista.

Entre os atletas de destaque do Ituano na conquista estavam o volante Richarlyson, Basílio e Fernando Gaúcho. O treinador da equipe era Ademir Fonseca.

A segunda conquista: Campeonato Paulista de 2014

Resultado de imagem para Ituano campeão 2002
Foto: Lance

O Campeonato Paulista de 2014 conteve 20 equipes participantes, divididas em 4 grupos. O Ituano estava presente no grupo B, ao lado de Botafogo-SP, Corinthians, Audax e XV de Piracicaba.

Ao lado do Botafogo, o time do Itu somou 28 pontos, deixando o Corinthians para trás e avançando para as quartas de final. As duas equipes se enfrentaram nessa fase, e após um empate em 0 a 0, o time de Itu levou nos pênaltis por 4 a 1.

Na semifinal, o adversário do Ituano era o Palmeiras. Com um gol de Marcelo, aos 39 minutos do segundo tempo, o time do interior venceu e avançou para a grande final.

Na final, o adversário era o todo poderoso Santos. Com dois jogos no Pacaembu, o Ituano venceu o primeiro por 1 a 0, gol de Cristian. No segundo jogo, Cícero fez o gol da vitória Santista, e a decisão foi para os pênaltis.

Jackson Caucaia, Marcelinho, Esquerdinha, Marcinho fizeram, enquanto Anderson Salles parou em Aranha nas primeiras cinco cobranças do time do interior. Pelo lado do Peixe, Cícero, Alan Santos, David Braz e Gabriel fizeram, enquanto Rildo mandou na trave.

Nas alternadas, Jean Carlos, Dener e Josa marcaram para o Ituano. Pelo lado santista, Arouca e Alison fizeram, enquanto Neto parou no goleiro Vagner.

Foi a segunda conquista do Ituano, que contou com o zagueiro Anderson Salles, o goleiro Vagner e o meia esquerdinha como os principais destaques. Doriva foi o comandante da equipe no segundo título paulista da história do Ituano.

Campeonato Paulista: artilheiros – confira os dados