Palmeiras: confira algumas curiosidades do Verdão

Veja algumas curiosidades sobre a gigantesca história do Palmeiras

A Sociedade Esportiva Palmeiras foi fundada em 26 de agosto de 1914, porém, como Palestra Itália.

O nome da equipe teve que ser modificado após a 2ª guerra mundial, já que por uma exigência do governo, todos os símbolos relacionados a Japão, Alemanha e Itália deveriam ser retirados.

O nome Palmeiras passou a ser adotado após o dia 20 de setembro de 1942.

As primeiras cores do Palmeiras foram verde, branco e vermelho, e o escudo tinha a “PI”, de Palestra Itália. Após a confusão da 2ª guerra mundial, a equipe passou a usar o P no escudo e verde como cor predominante na camisa.

No dia 5 de outubro de 1946, o ponta-esquerda palmeirense, Ary Mantovani, entrou para o livro dos recordes, o Guinness Book, após anotar dois gols olímpicos em um único jogo, a vitória do Verdão por 6 a 2 sobre a Portuguesa Santista, no Parque Antártica.

Em 1965 o Palmeiras foi o Brasil. Isso mesmo, o time do Verdão representou a seleção brasileira em um amistoso de inauguração do Mineirão, e venceu o Uruguai por 3 a 0. O duelo também marcou a única vez que um estrangeiro comandou a seleção do Brasil, o argentino Filpo Nuñez.

Palmeiras representou a seleção brasileira em 1965 (Foto: Divulgação)
Foto: divulgação

Em 1977 o Palmeiras inovou e foi a primeira equipe no país a estampar a logo do fabricante de material esportivo na camisa, na ocasião, a Adidas.

O mascote do clube, o periquito, surgiu em 1917, por ter muitos periquitos perto da região onde ficava o clube.

A famosa expressão “acabou em pizza” veio graças ao Palmeiras. Em meados dos anos 60, dirigentes do Verdão ficaram reunidos mais de 14 horas devido a uma crise financeira. Sem resolver nada, pediram pizza e encerraram a reunião.

O Palmeiras já teve uma equipe B, assim como é tradicional com as equipes na Europa. O time durou de 2000 até 2013, e inclusive se enfrentaram em uma Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2005. O resultado foi 4 a 0 para o principal.