Santástico: a equipe que encantou o país

Relembre o “Santástico” de Neymar e Ganso, a geração mais recente dos meninos da Vila

Santástico

O Santos é bem conhecido por revelar grandes craques do futebol brasileiro e mundial, surgindo assim o famoso “menino da vila”, apelido carinhoso para os atletas de base do clube. Assim foi na época de Pelé, como também foi na época de Robinho e Diego, garotos que surgiram e renderam títulos na equipe principal.

Falando um pouco mais recentemente, o Santos revelou a dupla Neymar e Paulo Henrique Ganso, que encantaram o futebol brasileiro com dribles, gols, assistências e muito mais, ganhando o apelido de Santástico.

Se não bastasse Neymar e Ganso em uma fase esplêndida, os “meninos da vila”, tinham jogadores com grande currículo no Brasil e na Europa, como Edu Dracena, Marquinhos, Arouca e o ídolo Robinho, além de promessas como André (hoje no Grêmio), Wesley, Danilo (atualmente no Manchester City), Alex Sandro (atuando na Juventus-ITA) e entre outros jogadores em ótima fase.

A equipe do litoral paulista enchia os olhos dos torcedores santistas e até mesmo de outros, inclusive com rivais parando para assistir o belo futebol apresentado.

Um dos jogos que mais ficaram marcados na memória, foi a goleada impiedosa para cima do desconhecido até então Naviraiense, do Mato Grosso do Sul, por incríveis 10 a 0, em jogo válido pela Copa do Brasil. E a estrela do jogo tinha que ser Neymar, que marcou lindos gols, deu assistência, dribles e tudo mais.

Além de belos jogos, os títulos não deixaram de vir. O tricampeonato paulista do clube (2010, 2011 e 2012) mostrou como a equipe era superior em nível estadual. No nível nacional e internacional não foi diferente. Conquistou a Copa do Brasil de 2010 e a tão sonhada Libertadores da América, em 2011, além de ficar entre os quatros primeiros da edição seguinte.

Outro título importante da “Era Meninos Da Vila”, foi a Recopa Sul-Americana, vencendo o Universidad do Chile, em 2012. No Mundial, um vice-campeonato, sendo parado pelo Barcelona de Lionel Messi.

Veja também

Santos: confira algumas curiosidades sobre o Peixe